domingo, 15 de julho de 2018

[Projeto Memória] Heleno Madeireiro: De limpador de cana a empresário respeitado no Estado

[Projeto Memória] Heleno Madeireiro: De limpador de cana a empresário respeitado no Estado

Heleno José Francisco da Silva (Arquivo/Família)

Heleno José Francisco da Silva nasceu no Engenho Barra Nova, município de Bonito, em 11 de novembro de 1930 e desde muito cedo, presenciou e viveu fatos que o marcaram para sempre. Ficou órfão de pai aos 04 anos de idade, e com apenas 12 anos, vendo que sua mãe Cecília, necessitava de ajuda, resolveu partir para a luta.

Iniciou sua vida de trabalho limpando cana nos canaviais dos Engenhos. Em seguida foi trabalhar em caieiras, fazendo carvão para vender na cidade. Sentindo que tinha jeito para negociar, comprou a primeira carga de farinha e um cavalo para lhe ajudar nas andanças

Com 19 anos, ele iniciou a compra de farinha nos sítios, para vender nas feiras das cidades vizinhas. Aos 21 anos, decide negociar com madeira, o que com certeza rendeu-lhe o apelido de “Heleno Madeireiro”. Neste Município que tanto amou e com determinação de o vê crescer iniciou com a Madeireira, depois Abriu Padaria que colocou posto de vendas em vários Bairros, e depois construiu o Hotel Pousada Casa Grande. 

Foi durante as suas vindas a Bonito, que conheceu aquela que seria a sua companheira até seus últimos momentos. Joana, sua prima, Casaram-se muito jovens: ela com 17 anos e ele com 22, cuja união, completou até a sua morte, 55 anos. Juntos construíram uma bela e numerosa família, com 10 filhos, 06 noras, 04 genros, 20 netos e seis bisnetos.

No Estado onde se vê uma vila tem um pedaço de Heleno Madeireiro, pois com sua equipe de carpinteiros realizou o madeiramento e telhamento de todas, chegando a trabalhar inclusive em outros Estados. De sua boca ouvia-se a frase que "quem não vive para trabalhar não serve para viver". Heleno Madeireiro foi exemplo de Trabalho, Honestidade, Responsabilidade e Perseverança, e durante toda sua vida foi um cuidador. Heleno Madeireiro faleceu no Recife no dia 6 de julho de 2007. 

Sr. Heleno ao lado do seu filho, Valdir Silva e sua nora Clécia Farias (Arquivo/Família)

Política

Heleno José Francisco da Silva também tentou dar sua contribuição ao município na área da política, foi candidato a vice-prefeito de Bonito em 1996, não obteve êxito, porém, presenciou dois de seus filhos ocuparem cadeiras no legislativo municipal. José Carlos da Silva, popularmente conhecido por Novo, ocupou a câmara entre 1989/1992 e 1992/1996. Outro filho do senhor Heleno Madeireiro a ocupar uma vaga na câmara foi José Valdir Silva que ficou no legislativo entre 2005/2008.

Homenagens

Rua Heleno José Francisco da Silva (Heleno Madeireiro) - Antiga rua Santos Dumont

A Câmara de Vereadores do Bonito, na legislatura de 2005 à 2008, homenageou o Sr. Heleno José Francisco da Silva, emprestando seu nome a Rua Santos Dumont. A rua fica ao lado de onde Heleno Madeireiro negociou por muitos anos, hoje, o espaço abriga vários empreendimentos, inclusive o escritório de Advocacia de um de seus filhos, Valdir Silva.

Troféu Heleno José Francisco da Silva (Heleno Madeireiro)

O blog bonito360graus, idealizador do Prêmio Destaque Empresarial e Profissional, prestou uma homenagem no ano de 2016 emprestando o nome do Sr. Heleno no Troféu Heleno José Francisco da Silva (Heleno Madeireiro). Na ocasião, a família do Sr. Heleno Madeireiro compareceu ao evento para receber a homenagem.

Fonte: 

O blog bonito360graus, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas